quarta-feira, 16 de setembro de 2009

POR QUE BARRABÁS E NÃO JESUS CRISTO ?


João 18. 39,40


É possível, quem sabe ?, que após a retirada do corpo de Jesus da cruz, o alto da colina deve ter se tornado numa verdadeira lixeira. Faça-se à ideia do sobe e desce da multidão.
Muitos ali subiram atraídos pela curiosidade. Outros para tomarem o verdadeiro conhecimento do que acontecera no alto da montanha. Outros, bem, esses poderiam ter sido eu e você. Ah, como eu gostaria de ter tido também essa oportunidade de ver o pico da colina após a retirada do corpo de Jesus da cruz ! Seria, certamente, um grande momento para bradar a grandiosa vitória de Cristo. Muitos pensam, talvez por falta de conhecimento, que a morte de Cristo foi o final de tudo. Mas não foi não ! Pelo contrário, foi o início de muitas vitórias em favor da Terra e dos Céus !
Provavelmente um silêncio tétrico e ensurdecedor paraiva sobre o monte. É possível também, já que ali se tornara uma lixeira, que até os instrumentos da paixão que serviram para crucificar o Senhor, após perderem o seu valor, tenham sido lançados sobre a montanha como se fossem lixo.
Se fosse o caso, os tais seriam : a lança que traspassou o lado de Jesus. Os cravos que sobraram, mesmo àqueles que foram usados. O martelo. A coroa de espinho. Da mesma forma o pano que cobrira as partes íntimas do Senhor, todo manchado de sangue. E quanto a túnica sem costura, a qual representava a perfeição, por não ter nenhuma emenda ? Ah, essa, após um sorteio, fora levada pelos soldados. E a cruz ? Bem, a cruz perdera o seu valor porque quem a valorizava já não estava mais sobre ela, por tal razão passou a ser reconhecida apenas como um símbolo.
Em relação à pergunta em epígrafe, ela exige uma resposta , ei-la : Barrabás fora posto em liberdade porque a história bíblica afirma que somente alguém sem pecado e santo ( Is 6.3 ; Hb 4.15 ; 1 Jo 3.5 ) teria que ser preso, sofrer, ser condenado, morrer e ao terceiro dia ressurgir de entre os mortos ( Lc 9.22 ).
Segundo o Deus Pai, Jesus Cristo, seu Filho, era a pessoa ideal para socorrer a humanidade. Isto é, passar por tal castigo em lugar do homem ( Is 53.10-12 ).
Sobre as ações de Barrabás, o que dizer ? Ah, ele foi ladrão, salteador, homicida, ... A Bíblia registra que um abismo atrai outro abismo ( Sl 42. 7 ). O que se pode deduzir que ele produziu um leque de ações condenáveis. Sendo assim, tudo indica que Barrabás nunca se afastou do caminho de crimes.
Então, a quem escolher ? A quem tirar de nossa frente para que a salvação viesse ao nosso encontro ?
A escolher, temos Jesus Cristo ! A Bíblia diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida ( Jo 14.6 ). E a vida que o Senhor nos dá é abundante, a qual se resume em eternidade ( Jo 10.10, 28 ).
Ainda bem que os que clamaram pela libertação do "embaixador do inferno" - Barrabás - concorreram para a nossa salvação. Ao continuar preso e consequentemente sofrer, morrer e ressuscitar da morte, Jesus Cristo nos deu a libertação das garras de satanás, fazendo, assim, com que o plano engendrado na Eternidade viesse prevalecer.
Já que os instrumentos da paixão se encontram lançados como se fossem lixo sobre a colina, deixemos lá também as nossas sacolas de lixo. As quais, com seus conteúdos, foram responsáveis pela grande barbárie. Depois desçamos o monte e adentremos à porta que está aberta entre o homem e Deus, cuja porta se chama Jesus Cristo ( Jo 10.9 ).


Jayme Salema
Pastor

Nenhum comentário:

Postar um comentário